28 de set. de 2012

Chapada dos Guimarães recebe Festival de Jazz

Chapada_in_Jazz2012_BannerA3

Para os amantes da Boa música, o “Chapada in Jazz”, festival de jazz de Chapada dos Guimarães inicia sua programação nesta sexta feira (28) e segue até domingo (30).

Com atrações de alto nível, o evento inova mais uma vez propiciando ao público, amante da musica instrumental, uma programação diversificada e de alta qualidade. O festival acontece no Calçadão Quinco Caldas e toda sua programação é aberta ao público e gratuita.

Ebinho Cardoso, curador do festival, que hoje reside em Boston, explica que a programação foi elaborada valorizando a composição e buscando artistas que mesmo quando interpretam tomam para si a obra interpretada, entendendo ser esta a forma de expressão genuína do músico, enquanto manipulador do material musical.

Na sexta, a abertura será com o Grupo de Percussão do Departamento de Artes da UFMT. Com um trabalho voltado a montagem de obras contemporâneas de autores estrangeiros e obras de compositores brasileiros, o que é uma raridade quando se fala de música de concerto neste país.

Logo após, quem sobe ao palco é o mineiro Antônio Loureiro, que apesar da pouca idade, mostra seu lugar na música brasileira junto a alguns grandes desta geração. Loureiro interpreta canções de sua autoria, definindo-as como um som ligado ao jazz pela intenção de liberdade e improvisação, passeando por varias linguagens musicais e não se restringindo a um gênero ou segmento que deve ser tachado só como Jazz, MPB ou experimentalismo.

Fechando a a primeira noite do Festival, o público confere a mistura do Jazz e do Tango feito pelos paulistanos do Tangata. O Quarteto fará um belo uso do acordeon, do bandoneon, do violino, do contrabaixo acústico e do piano pra contar ao público uma parte da história desse ritmo portenho desde o tango-milonga até Piazzolla mesclando tradição e novos arranjos numa primorosa interpretação instrumental.

No sábado, a atração internacional será o americano Paul Lieberman, que segundo os críticos: “É um músico de alma em qualquer instrumento e revela se revela um compositor impressionante”. Paul já tocou com Jaco Pastorius, Brian Lynch, Dave Samuels, The Temptations, David Byrne, a Sinfonica de Springfield, e também com astros brasileiros como Simone, Chico Buarque, Djavan,Milton Nascimento, Toninho Horta, Alcione, Joao Bosco, Roberto Carlos, Hermeto Pascoal e muitos outros.

Na sequência, o encontro de Zé Renato e Renato Braz com o show Papo de Passarim, singelo assim. Com duas vozes, dois violões, um pouco de percussão, em um formato limpo e intimista, o show permeia entre samba, bossa nova, passando por ares cubanos, música nordestina e canções de cancioneiros clássicos. Papo de Passarim, que virou CD e DVD, marcou o encontro dessas vozes privilegiadas. Dois cantores sofisticados e elegantes em um encontro que pode, sem o medo do exagero, ser classificado como “sublime”.

No domingo, último dia do Festival, a música começa mais cedo com outra atração internacional, o russo Alexei Tsiganov que começou a tocar ao 17 anos no maior clube de jazz da União Soviética,oa St. Petersburg Jazz Philharmonic Hall. Depois, Alexei ganhou a competição para jovens performancers de jazz em St. Petersburg e com o reconhecimento Alexei alçou novos ares ao se mudar para os USA para continuar sua carreira no berço do Jazz para depois ganhar o mundo com turnês por jazz clubes dos Estados Unidos, Europa, América do Sul e Ásia.

A realização do Festival de Jazz é da Casa de Guimarães e tem o apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, Sala da Mulher, Assembléia Legislativa, Pomodori Rotisseria, Atmã Resort,Restaurantes Fellipe, Cachoeirinha, Chapada House, Gráfica Atalaia, Funarte, Ministério da Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso através das Secretarias de Comunicação, Cultura e Turismo.

Mais informações: 65 8409-9628 ou acesse a pagina do festival no Facebook: http://www.facebook.com/chapadainjazz2012


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28/09 (Sexta-feira)

21h – ORQUESTRA DE PERCUSSÃO DA UFMT
22h – TANGATA
23h – ANTONIO LOUREIRO

29/09 (Sábado)

21h – PAUL LIEBERMAN
22h – ZÉ RENATO E RENATO BRAZ

30/09 (Domingo)

18h – ALEXEI TSIGANOV

Nenhum comentário:

Postar um comentário